Inovar

Inovar

Inovar, segundo Fernando Lopes em seu artigo no site catequizar, está no sentido de se ter uma visão criativa, moderna, atual e eficaz, ou seja, que faz efeito nos trabalhos da catequese, pois de nada adianta, a visão, o desejo, a vontade, o trabalho, se não houver resultados. E propõe CORAGEM, coragem de fazer o NOVO, o DIFERENTE.
E acrescenta:
Não podemos mais negar o uso da internet, do e-mail, do msn, do orkut. Se forem esses os caminhos dos quais nossos catequizandos estão trilhando, então são neles que nós devemos evangelizar.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Cf Mc 16,15). Hoje os mundos do qual nossos catequisandos vivem é esse, o mundo digital, cibernético, então para essas águas profundas que devemos navegar.

Por isso, proponho uma inovação para catequese, como uma grande ferramenta para nos ajudar a evangelizar um mundo que é invadido, como já disse, pela internet, que sendo mal usada vira uma arma terrível na mão de crianças e adolescentes. Vivemos em um mundo que cultua o descartável, o consumismo, a competição, o egoísmo, enfim, tudo aquilo que transforma o nosso mundo cada vez mais profano.

Por isso é preciso inovar na hora de pensar nos nossos catequizandos, na forma de dar nossos encontros, na forma de planejar os conteúdos, na forma de assumir esse sagrado ministério!

“Não tenhais medo!” (Cf Mt 14,27) Tenham coragem, não podemos agora, enterrar nossos talentos por medo do desafio de evangelizar no mundo atual. Tentem, inventem, dêem um passo à frente. Se algo der errado, a humildade é o dom que nos fará voltar atrás e corrigir aquilo que deve ser mudado para melhor.


Texto de:
FERNANDO LOPESArquidiocese de Cuiabá - MT - Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/fernando/03.htm Acesso em 8.11.2011


Bem vindos ao blog da Catequese da Paróquia São José Operário!
Vila Progresso- Sorocaba


domingo, 18 de dezembro de 2011

Ame sua Família

PDF Imprimir E-mail

Tropecei em um estranho que passava e lhe pedi perdão. Ele respondeu:
“desculpe-me, por favor, também não a vi.”
Fomos muito educados, seguimos nossos caminhos e nos despedimos. Mais tarde, eu estava cozinhando e meu filho estava muito perto de mim. Ao me virar quase esbarro nele. Imediatamente gritei com ele, ele se retirou sentido, sem que eu notasse quão dura que lhe falei.
Ao me deitar Deus me disse suavemente: “Você tratou a um estranho de forma cortês, mas destratou o filho que você ama. Vá a cozinha e irá encontrar umas flores no chão, perto da porta.
São as flores que ele cortou e te trouxe: rosa, amarela e azul. “Ele estava calado para lhe entregar a surpresa e você não viu as lágrimas que chegaram aos seus olhos…”
Me senti miserável e comecei a chorar. Suavemente me aproximei de sua cama e lhe disse:

“Acorde querido! Acorde!
Estas são as flores que você cortou para mim?”
Ele sorriu e disse:
“Eu as encontrei junto de uma árvore, e as cortei, porque são bonitas como você, em especial a azul.”
“Filho, sinto muito pelo que disse hoje, não devia gritar com você.”
Ele respondeu:
“Está bem mamãe, te amo de todas as formas.”
“Eu também te amo e adorei as flores, especialmente a azul...”

Moral da história:

A nossa família é tudo de mais importante que Deus nos deu, independentemente das diferenças e defeitos que podemos ter entre uns e outros. Foram essas pessoas que Deus confiou a nós para cuidarmos e amarmos.
Pense neles, porque geralmente nos entregamos mais aos outros que a nossa Família.
E você como anda em relação a sua família?

Demonstre sua decisão de amar com pequenos e singelos atos!


www.comdeus.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário