Inovar

Inovar

Inovar, segundo Fernando Lopes em seu artigo no site catequizar, está no sentido de se ter uma visão criativa, moderna, atual e eficaz, ou seja, que faz efeito nos trabalhos da catequese, pois de nada adianta, a visão, o desejo, a vontade, o trabalho, se não houver resultados. E propõe CORAGEM, coragem de fazer o NOVO, o DIFERENTE.
E acrescenta:
Não podemos mais negar o uso da internet, do e-mail, do msn, do orkut. Se forem esses os caminhos dos quais nossos catequizandos estão trilhando, então são neles que nós devemos evangelizar.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Cf Mc 16,15). Hoje os mundos do qual nossos catequisandos vivem é esse, o mundo digital, cibernético, então para essas águas profundas que devemos navegar.

Por isso, proponho uma inovação para catequese, como uma grande ferramenta para nos ajudar a evangelizar um mundo que é invadido, como já disse, pela internet, que sendo mal usada vira uma arma terrível na mão de crianças e adolescentes. Vivemos em um mundo que cultua o descartável, o consumismo, a competição, o egoísmo, enfim, tudo aquilo que transforma o nosso mundo cada vez mais profano.

Por isso é preciso inovar na hora de pensar nos nossos catequizandos, na forma de dar nossos encontros, na forma de planejar os conteúdos, na forma de assumir esse sagrado ministério!

“Não tenhais medo!” (Cf Mt 14,27) Tenham coragem, não podemos agora, enterrar nossos talentos por medo do desafio de evangelizar no mundo atual. Tentem, inventem, dêem um passo à frente. Se algo der errado, a humildade é o dom que nos fará voltar atrás e corrigir aquilo que deve ser mudado para melhor.


Texto de:
FERNANDO LOPESArquidiocese de Cuiabá - MT - Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/fernando/03.htm Acesso em 8.11.2011


Bem vindos ao blog da Catequese da Paróquia São José Operário!
Vila Progresso- Sorocaba


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mais atividades, vejam... muito legal!













3 comentários:

  1. Olá, amigos!
    Vim conhecer este espaço, que por sinal, é cheio de luz e encanto. Eu também faço parte do grupo dos "Catequistas Unidos" e ficarei muito contente com sua visita. Estou realizando um sorteio de livros em meu blog:
    nospassosdejesusamor.com.br
    Abraços fraternos,na paz de Jesus,
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Olá Catequista Unido!
    Vamos continuar juntos em 2013? Nosso selinho novo já saiu, passe lá no blog para pegar e confirmar sua presença na lista atualizada que sairá dia 11 de janeiro. Estamos lhe esperando!
    http://www.catequesenanet.com.br/2013/01/catequistas-unidos-novo-selo.html

    ResponderExcluir
  3. Achei seu blog otimo, já estou te seguindo!
    um grande abraço!

    Helena


    ResponderExcluir