Inovar

Inovar

Inovar, segundo Fernando Lopes em seu artigo no site catequizar, está no sentido de se ter uma visão criativa, moderna, atual e eficaz, ou seja, que faz efeito nos trabalhos da catequese, pois de nada adianta, a visão, o desejo, a vontade, o trabalho, se não houver resultados. E propõe CORAGEM, coragem de fazer o NOVO, o DIFERENTE.
E acrescenta:
Não podemos mais negar o uso da internet, do e-mail, do msn, do orkut. Se forem esses os caminhos dos quais nossos catequizandos estão trilhando, então são neles que nós devemos evangelizar.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Cf Mc 16,15). Hoje os mundos do qual nossos catequisandos vivem é esse, o mundo digital, cibernético, então para essas águas profundas que devemos navegar.

Por isso, proponho uma inovação para catequese, como uma grande ferramenta para nos ajudar a evangelizar um mundo que é invadido, como já disse, pela internet, que sendo mal usada vira uma arma terrível na mão de crianças e adolescentes. Vivemos em um mundo que cultua o descartável, o consumismo, a competição, o egoísmo, enfim, tudo aquilo que transforma o nosso mundo cada vez mais profano.

Por isso é preciso inovar na hora de pensar nos nossos catequizandos, na forma de dar nossos encontros, na forma de planejar os conteúdos, na forma de assumir esse sagrado ministério!

“Não tenhais medo!” (Cf Mt 14,27) Tenham coragem, não podemos agora, enterrar nossos talentos por medo do desafio de evangelizar no mundo atual. Tentem, inventem, dêem um passo à frente. Se algo der errado, a humildade é o dom que nos fará voltar atrás e corrigir aquilo que deve ser mudado para melhor.


Texto de:
FERNANDO LOPESArquidiocese de Cuiabá - MT - Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/fernando/03.htm Acesso em 8.11.2011


Bem vindos ao blog da Catequese da Paróquia São José Operário!
Vila Progresso- Sorocaba


terça-feira, 8 de maio de 2012

Atividades - Lendo a bílbia


LENDO A BÍBLIA...

Lendo com atenção o Evangelho, vamos descobrindo a missão da Virgem Maria, Ela é a Mãe da Igreja, e Rainha das Famílias!

"No terceiro dia houve umas bodas em Caná da _____________ e estava presente a Mãe de __________.

Tendo ___________ o vinho, disse a Mãe para Jesus: "________________________________________."

Respondeu-lhe, Jesus: "Mulher que há entre mim e ti? Ainda _______ chegou a minha ________."

Disse a mãe aos servos: " Fazei _______________________________________."

Os servos obedeceram a Mãe de Jesus e aconteceu o primeiro Milagre: Jesus transformou a água em vinho.



CAÇA-PALAVRAS
Na catequese aprendemos que a Virgem Maria aceitando ser a Mãe de Jesus, tornou-se também, Mãe de todos nós, e modelo para nossas vidas.

Vamos procurar no diagrama as virtudes de nossa Mãe, Maria Santíssima e como bons filhos, vamos nos esforçar para praticá-las.
D
P
Q
O
U
E
R
I
T
I
N
O
I
A
X
I
A
T
S
Y
G
B
C
K
K
C
O
B
E
D
I
E
N
C
I
A
J
I
X
F
B
T
L
T
G
T
C
M
H
E
A
O
A
C
E
G
P
Q
B
O
G
N
Q
N
F
É
N
V
C
T
G
R
F
C
X
U
X
J
C
W
T
B
F
L
V
I
A
C
A
R
I
D
A
D
E
D
D
A
Z
O
Q
V
O
H
O
K
V
O


LENDO A BÍBLIA
Durante 40 dias, após a Páscoa, Jesus permaneceu perto dos apóstolos e de sua Mãe Maria Santíssima. Porém, depois voltou para o Céu e a Virgem Maria permaneceu em oração com os apóstolos. (At 1, 12-14)

“Voltaram eles então para ___________ do monte chamado das oliveiras.Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles _______ e João, Tiago, ________ , Filipe, _______, Bartolomeu, ______,
Tiago, filho de Alfeu, Simão o zelador, e Judas, irmão de Tiago.
Todos eles ____________ unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, a _____ de Jesus, e os irmãos dele”.

LENDO A BÍBLIA
Ao ler os Evangelhos, vemos que são poucas as palavras ditas pela Mãe de Jesus. Nossa Senhora pouco falou, pois estava sempre ocupada em fazer a vontade de Deus silenciosamente. Procure na Bíblia, e complete algumas de suas frases:
1- " Eis aqui a ________ do ________. Faça-se em _____ segundo a tua ________" . Lc1,38
2 " Minha _______ glorifica ao _________". Lc1,46
3 " Fazei o que ______ vos _______. " Jo2,5
__________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário