Inovar

Inovar

Inovar, segundo Fernando Lopes em seu artigo no site catequizar, está no sentido de se ter uma visão criativa, moderna, atual e eficaz, ou seja, que faz efeito nos trabalhos da catequese, pois de nada adianta, a visão, o desejo, a vontade, o trabalho, se não houver resultados. E propõe CORAGEM, coragem de fazer o NOVO, o DIFERENTE.
E acrescenta:
Não podemos mais negar o uso da internet, do e-mail, do msn, do orkut. Se forem esses os caminhos dos quais nossos catequizandos estão trilhando, então são neles que nós devemos evangelizar.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Cf Mc 16,15). Hoje os mundos do qual nossos catequisandos vivem é esse, o mundo digital, cibernético, então para essas águas profundas que devemos navegar.

Por isso, proponho uma inovação para catequese, como uma grande ferramenta para nos ajudar a evangelizar um mundo que é invadido, como já disse, pela internet, que sendo mal usada vira uma arma terrível na mão de crianças e adolescentes. Vivemos em um mundo que cultua o descartável, o consumismo, a competição, o egoísmo, enfim, tudo aquilo que transforma o nosso mundo cada vez mais profano.

Por isso é preciso inovar na hora de pensar nos nossos catequizandos, na forma de dar nossos encontros, na forma de planejar os conteúdos, na forma de assumir esse sagrado ministério!

“Não tenhais medo!” (Cf Mt 14,27) Tenham coragem, não podemos agora, enterrar nossos talentos por medo do desafio de evangelizar no mundo atual. Tentem, inventem, dêem um passo à frente. Se algo der errado, a humildade é o dom que nos fará voltar atrás e corrigir aquilo que deve ser mudado para melhor.


Texto de:
FERNANDO LOPESArquidiocese de Cuiabá - MT - Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/fernando/03.htm Acesso em 8.11.2011


Bem vindos ao blog da Catequese da Paróquia São José Operário!
Vila Progresso- Sorocaba


sábado, 10 de dezembro de 2011

Partilhando experiência

Domingo após a missa foi a confraternização e amigo secreto entre eles, da minha turma do 2º módulo (e assim convidamos os familiares dos mesmos) 
Uma experiência boa,chegaram bem antes da missa que foi as 8hs, para arrumar a mesa, deixaram tudo pronto.(eles envolvidos em tudo) 
E após a missa,foi comes e bebes, ai sim chamamos todas as crianças estavam missa os familiares deles e as outras catequeses.
Em seguida eles trocaram a lembrancinha. Embora moram no mesmo bairro,mas não usam de estar sempre juntos, então uma forma a mais de conhecer e respeitar  um ao outro. 
Algo mais próximo, e tb os familiares se conhecendo diferente, transformando sempre a igreja (a casa do Senhor) em um local gostoso de estar.
Este ano foi eles que escolheram ser só o módulo deles, e familiares foi uma encontro mais aconchegante...como uma só família. muito bom.
Mando algumas  fotos para ver.
  • Desde que começaram  arrumar a mesa antes da missa.
  • Após a missa , ali na cozinha.
  • Momento oração Pai nosso , antes lembrando o significado do  Natal de Jesus.
  • Depois dos comes e bebes ( as mães , por vontade própria, foram tirando a mesa,se sentindo mesmo em casa  (coisa que aqui não é comum,  umas são só de missa ) [não aceitam pegar compromissos na igreja]. Isso foi muito positivo, talvez daqui para frente tenha uma outra visão da igreja. Enquanto  eles foram brincar um pouco no páteo.... rsrs
  • Quando voltaram foi para a troca das lembrancinhas.
As vezes com muita gente, o resultado aquele mais importante o do coração não atingimos.
bjs
Ana

Vejam as fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário