Inovar

Inovar

Inovar, segundo Fernando Lopes em seu artigo no site catequizar, está no sentido de se ter uma visão criativa, moderna, atual e eficaz, ou seja, que faz efeito nos trabalhos da catequese, pois de nada adianta, a visão, o desejo, a vontade, o trabalho, se não houver resultados. E propõe CORAGEM, coragem de fazer o NOVO, o DIFERENTE.
E acrescenta:
Não podemos mais negar o uso da internet, do e-mail, do msn, do orkut. Se forem esses os caminhos dos quais nossos catequizandos estão trilhando, então são neles que nós devemos evangelizar.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Cf Mc 16,15). Hoje os mundos do qual nossos catequisandos vivem é esse, o mundo digital, cibernético, então para essas águas profundas que devemos navegar.

Por isso, proponho uma inovação para catequese, como uma grande ferramenta para nos ajudar a evangelizar um mundo que é invadido, como já disse, pela internet, que sendo mal usada vira uma arma terrível na mão de crianças e adolescentes. Vivemos em um mundo que cultua o descartável, o consumismo, a competição, o egoísmo, enfim, tudo aquilo que transforma o nosso mundo cada vez mais profano.

Por isso é preciso inovar na hora de pensar nos nossos catequizandos, na forma de dar nossos encontros, na forma de planejar os conteúdos, na forma de assumir esse sagrado ministério!

“Não tenhais medo!” (Cf Mt 14,27) Tenham coragem, não podemos agora, enterrar nossos talentos por medo do desafio de evangelizar no mundo atual. Tentem, inventem, dêem um passo à frente. Se algo der errado, a humildade é o dom que nos fará voltar atrás e corrigir aquilo que deve ser mudado para melhor.


Texto de:
FERNANDO LOPESArquidiocese de Cuiabá - MT - Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/fernando/03.htm Acesso em 8.11.2011


Bem vindos ao blog da Catequese da Paróquia São José Operário!
Vila Progresso- Sorocaba


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novena de natal

Fizemos um resumo da "Novena de Natal com as crianças" - do Centro de Pastoral Popular da Editora Scala, acompanhado de sugestões


As crianças receberão da catequista 1 vela e o cronograma da novena para realizá-la em casa convidando seus familiares e amigos.

Novena de natal

Oração Inicial (para todos os dias)
LEITOR: Estamos reunidos na fé e no amor para os conselhos de Jesus, nosso Irmão. O tempo do Advento é nossa preparação para o Natal de Jesus. Iniciemos nosso encontro de hoje, rezando:
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
LEITOR: O Pai do céu nos ama tanto que enviou o seu Filho Jesus. Ele é o grande presente que recebemos do céu e que devemos partilhar com nossos irmãos e irmãs. Jesus Cristo nos ama tanto que passou toda sua vida fazendo o bem às pessoas. Ele ajudou os pobres, perdoou os pecadores, curou os doentes, defendeu os pequenos e abençoou as crianças. Nosso irmão Jesus nos dá um grande conselho: amem-se uns aos outros como eu amei vocês.
TODOS: Um filho nos foi dado, Conselheiro Admirável!
LEITOR: O Espírito de Jesus está presente na vida da comunidade. Todas as pessoas que têm fé são guiadas pelo Espírito Santo para seguir os conselhos de Jesus e fazer boas coisas no mundo. Maria nos aconselha como mãe carinhosa: façam tudo que Ele lhes disser. Por isso, vamos viver e crescer em comunidade, ouvindo a Palavra de Jesus e seguindo seus conselhos.
TODOS: Um filho nos foi dado, Conselheiro Admirável!
LEITOR: Que José, o pai terreno de Jesus, reze pelo nosso encontro de hoje seja iluminado pela fé. Por isso, façamos o nosso compromisso de discípulos missionários de Jesus Cristo, para que o mundo tenha vida:
TODOS: (cantado) Amar como Jesus amou; sonhar como Jesus sonhou; pensar como Jesus pensou; viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia; sorrir como Jesus sorria. E ao chegar ao fim do dia, eu sei que dormiria muito mais feliz!

Oração Final (para todos os dias)
LEITOR: Quem houve a palavra de Deus e vive em comunidade se torna discípulo missionário de Jesus. Nós confiamos na sua Palavra que diz: Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles!
Cada encontro é um passo dado em direção ao Natal. Agora podemos dizer que já estamos mais próximos de Jesus, porque ouvimos sua Palavra e conversamos com ele na oração. Peçamos mais uma vez a sua presença:
TODOS: Jesus grava no coração de cada um de nós a tua palavra. Ensina-nos a sempre fazer a Tua vontade e que nunca nos separemos de Ti.
Fica conosco, Jesus. Conselheiro Admirável!
LEITOR: Temos a certeza que Jesus está sempre conosco. Ao terminar este encontro de hoje, voltamos para casa com Jesus no coração. Termina nossa reza e começa, pra valer nossa missão.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, vem morar em minha vida. Eu quero levar teus conselhos sempre em meu coração. Por onde eu for, levarei o teu amor; onde eu estiver, estará também tua bondade; e onde permanecer, haverá paz.
LEITOR: Peçamos que Maria, nossa mãezinha do céu, abençoe nossa vida e a todas as pessoas do mundo inteiro.
TODOS: Ave Maria...
Peçamos a bênção para cumprir nossa missão de discípulos missionários de Jesus Cristo.
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Quem é amigo de Jesus se faz amigo de todas as pessoas. Vamos nos saudar  com um gesto de fraternidade.
 
1º dia – Amem uns aos outros


Oração Inicial
LEITOR: Hoje iniciamos nossa preparação para o Natal. Vamos celebrar o nascimento de Jesus com muita união entre nós. A cada encontro, nós ouviremos a sua Palavra e acolheremos os seus conselhos parta nossa vida.
TODOS: Jesus é nosso Conselheiro Admirável!

Palavra de Deus.
A Palavra de Deus tem a missão de aconselhar a nossa vida. Quem ouve a palavra e a coloca em prática encontra a verdadeira felicidade.
Leitura: Evangelho segundo São João (15,12-17)

Para refletir:
Hoje em dia, pessoas encontram grandes dificuldades para confiar umas nas outras. Pouca gente tem coragem de ouvir conselhos dos outros. Há atém quem diga que se conselho fosse bom, seria vendido e não dado. Já no Antigo Testamento, muito antes de Jesus vir ao mundo, as pessoas precisavam da sabedoria de Deus. Por isso, Jesus é o Conselheiro Admirável, que vem aqui na terra para nos ensinar a verdade e conduzir nossa vida no amor.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, precisamos de sabedoria! Queremos ouvir teus conselhos!
Na palavra de Jesus encontramos o seu conselho para a nossa vida: Ele pede que nos amemos uns aos outros, como ele mesmo nos ama. Quem segue este conselho encontra a verdadeira felicidade. Mas Jesus não dá somente bons conselhos. Ele nos dá o exemplo: quem ama é capaz de doar a sua vida pelos irmãos e irmãs. Assim Jesus fez. Ele agora espera que nós sejamos capazes de fazer a mesma coisa.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, ensina-nos a amar e a seguir o teu exemplo de amor!
Para agir: Jesus nos aconselha a praticar o amor. Quem ama a Jesus sabe que deve amar também aos irmãos e irmãs. O que nosso grupo pode fazer para ajudar a quem precisa?
Desafio: Limpar o coração: Vamos pedir desculpas para as pessoas que nós deixamos tristes neste ano.
Oração Final

2º dia – Busquem o Reino de Deus
Oração Inicial
LEITOR: Estamos no tempo do Advento. Já se aproxima a festa de aniversário  de Jesus. Por isso, cada um de nós se prepara para lhe oferecer o melhor presente: a bondade do nosso coração.
TODOS: Jesus é nosso Conselheiro Admirável!
Palavra de Deus.
A Palavra de Deus tem a missão de aconselhar a nossa vida. Quem ouve a palavra e a coloca em prática encontra a verdadeira felicidade.
Leitura: Evangelho  de Jesus segundo São Mateus (6,25-26.31-34)
Para refletir:
Infelizmente existe muita injustiça no mundo. Alguns têm demais e outros faltam até o necessário para viver. Isso não é vontade de Deus, mas sim a consequência da maldade de muitas pessoas. Desde os tempos antigos, os pobres, os indefesos e os oprimidos sempre contaram com a bondade de Deus. Por isso, o nascimento de Jesus trouxe luz para toda a humanidade.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, vem guiar nossa vida! Queremos seguir os teus conselhos
Jesus anunciou o Reino de Deus no mundo. Suas palavras e suas atitudes revelam que o amor é o caminho para que todas as pessoas sejam livres e felizes.Ele nos aconselhou a buscar primeiro o Reino de Deus. O conselho de Jesus é muito claro: não devemos nos preocupar com as honras e glórias deste mundo. A verdadeira felicidade está em viver o amor, como Jesus fez quando passou pela terra.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, ensina-nos a buscar o Reino do seu e faze que sejamos mais livres e mais felizes!
Para agir: Nós ouvimos mais um conselho de Jesus. A cada encontro aprendemos mais. O que posso fazer para que o Reino de Deus seja conhecido?

Desafio: Procurar uma foto bem bonita de um presépio, colar na porta da sua casa, para todos lembrarem que Natal é com Jesus. 

Oração Final
3º dia – Aprendam de mim!
Oração Inicial
LEITOR: A cada encontro que fazemos cresce nossa amizade com Jesus, porque conhecemos a sua Palavra. Nela descobrimos os sábios conselhos que Jesus deixou para toda a humanidade. Seus conselhos são setas que nos guiam para uma vida mais feliz. E assim caminhamos para bem celebrar o Natal.
TODOS: Jesus é nosso Conselheiro Admirável!
Palavra de Deus.
A palavra de Deus tem a missão de aconselhar a nossa vida. Quem ouve a Palavra e a coloca em prática encontra a verdadeira felicidade. Aclamemos o Senhor que nos fala, cantando:
Leitura: Evangelho  de Jesus segundo São Mateus (11,25-30)
Para refletir:
Muitas pessoas crêem que são autossuficientes e que não precisam de ninguém. Tais pessoas se esquecem de Deus, de quem recebemos tudo. Nós queremos aprender com a Palavra de Deus o caminho para a vida. O povo de Deus sempre confiou naPalavra divina como fonte de sabedoria para todas as pessoas. Porém, a sabedoria do céu só foi realmente conhecida com Jesus Cristo, que nos ensinou que o amor é o caminho para o Pai.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, queremos aprender com tua vida. Teus conselhos nos conduzem ao Pai do céu!
Com as palavras e exemplos de Jesus nossa mente é iluminada com a verdade. É como se ele fosse o nosso professor na disciplina da vida: nossa vida só tem sentido se a gente faz o bem e cultiva o amor. Com Jesus aprendemos que o caminho da felicidade acontece no dia-a-dia. É preciso que cada um de nós tenha o coração aberto para aprender com Jesus a amar. É preciso, também, que nós saibamos passar para os outros aquilo que a gente aprende de Jesus,para que o mundo seja transformado pelo amor.
TODOS: Jesus, nosso Irmão, queremos aprender com tuas palavras e ensina-nos a seguir teus conselhos e exemplos!
Para agir: Hoje somos convidados a aprender com Jesus a ter mansidão e humildade de coração. Para que nós possamos aprender com Jesus, vamos colocar em prática os seus ensinamentos?

Desafio: Encontre uma imagem de Maria, mãe de Jesus e coloque aos seus pés um bilhete dizendo: “ Maria, mãe querida, ajudai-me a fazer sempre a vontade de Deus, amém”.

Oração Final



 
4º dia – Peçam e lhes será dado!

Oração Inicial
LEITOR: A Família de Deus que é a Igreja tem grande amor por Maria, Mãe de Jesus. Porque ela é para nós o sinal mais claro de como é feliz a pessoa que segue os conselhos de Jesus. Nossa Senhora em tudo fez a vontade de Deus. Peçamos, com confiança, que nossa boa mãe nos faça crescer na fé:
Rezemos o terço: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra,...
(1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias, glória ao Pai)
Primeiro Mistério: Anunciação a Maria. Rezemos por todas as mães grávidas, para que possam se alegrar com o nascimento de seus filhinhos.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai)
Segundo Mistério: Visita de Maria a Isabel. Rezemos por todas as pessoas que dedicam sua vida a ajudar a quem mais precisa, para que sejam animadas pelo amor de Deus.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai)
Terceiro Mistério: Nascimento de Jesus. Rezemos por todas as crianças do mundo, para que sejam protegidas e cresçam saudáveis.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai)
Quarto Mistério: Apresentação de Jesus no Templo. Rezemos por todas as crianças que acreditam em Jesus: católicas, ortodoxas e protestantes; para que vivamos unidos como irmãos e irmãs.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai)
Quinto Mistério: Reencontro com Jesus no Templo. Rezemos pelos nossos pais,parentes, amigos e vizinhos,para que possamos crescer na fé, na esperança e no amor.
(1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai)

Desafio: Encontre uma imagem de Maria, mãe de Jesus e coloque aos seus pés um bilhete dizendo: “ Maria, mãe querida, ajudai-me a fazer sempre a vontade de Deus, amém”.

Oração Final

5º dia – Conselho Admirável!
Fazer a leitura na íntegra, conforme está no livrinho, com a participação dos pais finalizando com uma confraternizaçãoentre catequistas, pais e todas as crianças



Tarde de Reparação ao Sagrado coração de Jesus

domingo, 20 de novembro de 2011

Música que Padre Wagner fez para quem tem um grande amigo, ou um grande amor! Ficou bonita! Vejam abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=7iViE1osDuk&feature=player_embedded

Resultado da prova da catequese

http://padrewagner.wordpress.com/resultado-do-provao-da-catequese/

O Advento e seu significado


O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

Pe. Agnaldo Rogério dos Santos
Reitor dos Seminários Filosófico e Teológico
da Diocese de Piracicaba 

Como podemos nos preparar para o Advento? Precisamos estar prontos para o encontro com o Senhor

O Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas do mistério de nossa salvação: o Natal e a Páscoa. A fim de nos prepararmos bem para essas duas solenidades de máxima importância, a Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal e a Quaresma e nos prepara para a Páscoa. Praticamente um mês e meio de Advento-Natal e três meses de Quaresma-Páscoa. O tempo chamado “Comum”, durante o ano, ajuda-nos a caminhar com a Igreja nas estradas da história, iluminados por esses mistérios de nossa fé e conduzidos pelo Espírito Santo.
Iniciamos o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado para preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que, há dois mil anos, nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judeia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Sagrada Escritura: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).
No Advento temos a oportunidade de nos aprofundar na expectativa do "Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos" e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o "Senhor que nasceu pobre no Oriente". Entre essas duas vindas, o cristão celebra, a cada dia, o seu coração que se abre para o “Senhor que vem” em sua vida e renova a sua existência.
Celebrar o Natal é reconhecer que "Deus visitou o seu povo" (cf. Lc 7, 16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a "estar com Jesus", e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça.
O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto, pois "não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado" (Sl 51, 19). Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com o Senhor e com os irmãos. Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. "Ele não tira nada, Ele dá tudo".
http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12105 

advento

 São links da Diocese de Aveiro
http://cresfeliz.blogspot.com/2011/11/livro-do-advento-2011-versao-online.html


desenhos sobre o natal, para crianças
http://picasaweb.google.com/catequese.cucujaes/Catequese#

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quem são os catequistas da paróquia?

Nesta postagem gostaria que falassem um pouco de vocês. Vamos lá !
Quem sou eu, qual comunidade participo, com que fase trabalho na catequese...

atividade 4


  1. As obras de misericórdia espirituais.
Colocar V (verdadeiro) ou F (falso)

1.      (       )Dar bom conselho aos que pecam.
2.      (       )Ensinar os que sabem.
3.      (       )Aconselhar os que duvidam.
4.      (       )Consolar os felizes.
5.      (       )Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
6.      (       )Perdoar as injúrias por amor de Deus. 
7.   (       )Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos



2.    Os novíssimos do homem.
          Você sabia que:

Os novíssimos dizem respeito aos últimos acontecimentos da vida de um ser humano. Para nós católicos, não existe reencarnação, pois só temos esta vida para decidirmos onde passaremos toda a eternidade. Assim sendo, os Novíssimos do Homem são:
MORTE, JUÍZO, INFERNO OU PARAÍSO.

3.    Quem é Deus?

____________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

atividade 3

  1. Os 5 mandamentos da Igreja.
 Complete com as palavras que estão faltando:

1º -  "Participar da ____________ inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
2º  - "Confessar-se ao menos __________________________".
3º  - "Receber o sacramento da ____________________________ ao menos pela Páscoa da ressurreição"
4º  -  "Jejuar e abster-se de _______________, conforme manda a Santa Mãe Igreja"
5º  -  "Ajudar a _________________ em suas necessidades"

  1. As obras de misericórdia corporais.
Ligue completando a frase:
1.    Dar de comer a...
2.    Dar de beber a...
3.    Vestir...
4.    Visitar e resgatar...
5.    Dar pousada aos...
6.    Visitar ...
7.    Enterrar ...

·      Peregrinos
·      Os nus
·      Os mortos
·      Os cativos
·      Os doentes
·      Quem tem fome
·      Quem tem sede